Quem Somos

Home » » Quem Somos

A NOSSA HISTÓRIA

img
 

O Instituto Ambiental – OIA, é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1993, fruto da ECO 92, que inicialmente começou com o objetivo de pesquisar, aplicar e difundir técnicas sustentáveis de purificação de água, reciclagem de nutrientes, produção integrada, geração de energia renovável e aplicar seus objetivos com educação ambiental em parceria com comunidades, setores público e privado, universidades e centros de pesquisa, tanto em nível nacional como internacional.
O principal trabalho do OIA é a difusão e implantação de Biossistemas Integrados (BSI). O Biossistema Integrado apresenta baixo custo e pode ser instalado em qualquer lugar do país, os próprios moradores se apropriam da tecnologia, gerando trabalho local e beneficios com os derivados do biossistema, como o biogás e o biofertilizante.
Com o tempo e as necessidades locais, onde os projetos de biossistemas foram sendo implantados, o OIA percebeu a necessidade de auxiliar as comunidades em outras demandas. Hoje, o OIA é uma organização social que procura ter um olhar em todas as direções das necessidades da sociedade. Além dos biossistemas possui projetos de resíduos sólidos, biodiversidade, saúde, esportes, cultura, patrimônio cultural, eventos sustentáveis e regularização fundiária.
Cada vez mais o OIA pretende auxiliar no que for possível qualquer comunidade que precise de seus conhecimentos.



ENTENDA AS BASES DAS AÇÕES E PROJETOS DO INSTITUTO AMBIENTAL

É ASSIM QUE PENSAMOS

 

MISSÃO
Promover o desenvolvimento sustentável e a economia circular, ampliar a geração de energia renovável, minimizar desperdício e contribuir com o saneamento e a saúde da população.

VISÃO
Reduzir os resíduos sólidos orgânicos em aterros sanitários, evitar a perda e o desperdício de recursos, contribuir com o tratamento e saneamento ambiental e gerar emprego e renda.

VALORES
Atender os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e fazer do Planeta Terra um lugar melhor