BSI – Biossistemas integrados
O conceito de Biossistema Integrado (BSI) foi desenvolvido no Brasil pelo especialista em Permacultura Prof. George Chang, pelo Presidente da Fundação Gaia Prof. Jose Luzenberger e pelo Presidente do Hamburger Umweltinstitut e. V. Prof. Michael Braungarten, com patrocínio da União Européia, coordenação científica da engenheira biológica Katja Hansen e direção internacional do jornalista Douglas Mulhall. A primeira comunidade escolhida foi Cidade Nova no Município de Silva Jardim, RJ. O mesmo sistema alternativo para o tratamento de esgoto humano batizado de Biossistema Integrado foi replicado em 1994 pelo OIA, na comunidade Sertão do Carangola em Petrópolis, RJ.e escolhido pela Fundação Banco do Brasil em 2002. Acesse a nossa LINHA DO TEMPO para mais informações.
O OIA – O Instituto Ambiental atua na pesquisa, aplicação e difusão de técnicas que contribuem para sustentabilidade do Planeta, tratamento sanitário, reciclagem e transformação de nutrientes, geração de energia renovável, sistema de biodigestão e práticas de educação ambiental, a partir do conceito de biossistemas integrados. Nossos trabalhos são realizados em parceria com comunidades, setores público e privado, universidades e centros de pesquisa, tanto em nível nacional como internacional.
BSI – Matéria-prima sustentável
Os biodigestores são compartimentos fechados com a função de tratar atraves da decomposição, diferentes tipos de resíduos como:
Compostos orgânicos (restos de alimentos)
Dejetos de origem animal
Efluentes sanitários.
BSI – Produto e Tratamento
O sistema apresenta três fases de fermentação: acidogênica, acetogênica e metanogênica. Esta última é a responsável pela produção do biogás, mistura de metano e carbono que pode ser usada como fonte de calor, combustível e energia elétrica.
A água resultante desses processos de fermentação é de alto valor nutricional para as plantas e o líquido gerado no efluente pode ser utilizado para irrigação e cultivo. Em determinados casos, podem apresentar filtração por raízes, sedimentação e reações bioquímicas.
BSI – Ecotecnologia
Ambos produtos do biossistema podem ser gerados de forma segura e lucrativa, com investimento de baixo custo e com possibilidade de serem desenvolvidos em residências, comunidade, clubes e empresas, pois trata-se de uma ecotecnologia, onde o homem consegue otimizar os sistemas de tratamento naturais, de tal forma que todo o tratamento é realizado sem a utilização de energia elétrica e produtos químicos,
BSI - Economia Circular
Construir um Biosistema Integrado (BSI) significa a mudança no conceito de modelo produtivo, onde deixa-se de lado a forma linear de produção em que os resíduos são considerados normais e parte-se para um sistema integrado onde tudo tem utilização e pode ser reaproveitado como matéria-prima para um novo ciclo de produção, ou seja , a utilização progressiva dos resíduos sólidos orgânicos como substratos, transformados e acompanhados do uso de
energias renováveis, ao invés de esperar que a terra produza cada vez mais, deve-se aprender a fazer mais com o que a terra já produz.
Esta reformulação conceitual anuncia uma nova revolução onde a espécie humana busca replicar os ciclos inteligentes da natureza.