Áreas de atuação-002

Home » » Áreas de atuação-002

Áreas de atuação-002

Home » » Áreas de atuação-002

BSI – Biossistemas integrados

O conceito de Biossistema Integrado (BSI) foi desenvolvido no Brasil pelo especialista em Permacultura Prof. George Chang, pelo Presidente da Fundação Gaia Prof. Jose Luzenberger e pelo Presidente do Hamburger Umweltinstitut e. V. Prof. Michael Braungarten, com patrocínio da União Européia, coordenação científica da engenheira biológica Katja Hansen e direção internacional do jornalista Douglas Mulhall. A primeira comunidade escolhida foi Cidade Nova no Município de Silva Jardim, RJ. O mesmo sistema alternativo para o tratamento de esgoto humano batizado de Biossistema Integrado foi replicado em 1994 pelo OIA, na comunidade Sertão do Carangola em Petrópolis, RJ.e escolhido pela Fundação Banco do Brasil em 2002. Acesse a nossa LINHA DO TEMPO para mais informações.


O OIA  – O Instituto Ambiental atua na pesquisa, aplicação e difusão de técnicas que contribuem para sustentabilidade do Planeta, tratamento sanitário, reciclagem e transformação de nutrientes, geração de energia renovável, sistema de biodigestão e práticas de educação ambiental, a partir do conceito de biossistemas integrados. Nossos trabalhos são realizados em parceria com comunidades, setores público e privado, universidades e centros de pesquisa, tanto em nível nacional como internacional.


BSI – Matéria-prima sustentável
Os biodigestores são compartimentos fechados com a função de tratar atraves da decomposição, diferentes tipos de resíduos como:
Compostos orgânicos (restos de alimentos)
Dejetos de origem animal
Efluentes sanitários.

BSI – Produto e Tratamento
O sistema apresenta  três fases de fermentação: acidogênica, acetogênica e metanogênica. Esta última é a responsável pela produção do biogás, mistura de metano e carbono que pode ser usada como fonte de calor, combustível e energia elétrica.
A água resultante desses processos de fermentação é de alto valor nutricional para as plantas e o líquido gerado no efluente pode ser utilizado para irrigação e cultivo. Em determinados casos, podem apresentar filtração por raízes, sedimentação e reações bioquímicas.

BSI – Ecotecnologia
Ambos produtos do biossistema podem ser gerados de forma segura e lucrativa, com investimento de baixo custo e com possibilidade de serem desenvolvidos em residências, comunidade, clubes e empresas, pois trata-se de uma ecotecnologia, onde o homem consegue otimizar os sistemas de tratamento naturais, de tal forma que todo o tratamento é realizado sem a utilização de energia elétrica e produtos químicos,

BSI - Economia Circular
Construir um Biosistema Integrado (BSI) significa a mudança no conceito de modelo produtivo, onde deixa-se de lado a forma linear de produção em que os resíduos são considerados normais e parte-se para um sistema integrado onde tudo tem utilização e pode ser reaproveitado como matéria-prima para um novo ciclo de produção, ou seja , a utilização progressiva dos resíduos sólidos orgânicos como substratos, transformados e acompanhados do uso de
energias renováveis, ao invés de esperar que a terra produza cada vez mais, deve-se aprender a fazer mais com o que a terra já produz.
Esta reformulação conceitual anuncia uma nova revolução onde a espécie humana busca replicar os ciclos inteligentes da natureza.

BIOGÁS e Bioenergia

Um dos subprodutos provenientes da atividade nos biodigestores está relacionado com a obtenção de bioenergia, que apresenta um grande potencial em matriz elétrica, mecânica e térmica.

O biogás é composto principalmente de (metano) CH4, elemento com maior potencial de queima e concentração de calor para geração de eletricidade, os demais gases, encontrados em menor teor, são eliminados principalmente por processos de queima ou purificação e dessa forma a energia térmica pode ser convertida em energia elétrica através de sistemas de conversão mecânica, como motores e geradores.

Estima-se que o consumo de energia no Brasil cresça 2,2% ao ano até 2040, segundo dados de 2019, o que aumenta a busca por soluções em transformar passivos ambientais em ativos econômicos, ou seja, gerar receitas e reduzir os custos de produção, ao substituir suas atividades por energia renovável.

Ao contrário de outras fontes energéticas, a produção de bioenergia possui mínimos impactos ambientais e auxilia no saneamento ambiental por ser inteiramente produzido através dos resíduos orgânicos gerados em fazendas, indústrias ou domicílios, além de trazer benefícios para a região com a transformação desses diferentes tipos de matéria em biogás e biofertilizantes

RESÍDUOS SÓLIDOS

A interação dos biossistemas com os resíduos é natural, o próprio sistema recebe e os transforma em nutrientes e biogás. Os biossistemas podem ser utilizados em estratégias de redução de resíduos sólidos, especialmente de compostos orgânicos e contribuir com a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS.

Através de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), conseguimos reduzir o volume destinados ao aterros sanitários e tê-los para transformação em CDR (combustivel derivado de resíduo) .

SAÚDE

Os biossistemas inicialmente foram desenhados para a saúde do planeta, mas claro que essa característica está inserida em um desenho para a saúde da humanidade. Inicialmente a relação dos biossistemas com a saúde estava relacionada com a plantas usadas nas zonas de raízes dessa tecnologia.

Com o passar do tempo os projetos desenvolvidos pelo OIA passaram a envolver a biodiversidade das regiões de implantação da biodigestão. A área da saúde aliada à de biodiversidade estão entre os projetos em desenvolvimento hoje no OIA.

BIODIVERSIDADE

Inerente à implantação de biossistemas está a biodiversidade, dentro do próprio biodigestor já existe diversos tipos de organismos, com os filtros e as zonas de raízes a mesma só aumenta. Ao longo dos projetos o aumento da pesquisa da relação biossistema e biodiversidade só aumentou. Hoje essa conexão envolve todos os tipos de ecossistemas e do resultado que isto pode trazer de benefícios tanto para o ambiente quanto para a humanidade.

Essa linha de atuação do OIA é bastante complexa já que envolve desde o conhecimento da biodiversidade, como ela pode ser utilizada no dia-a-dia, como essa biodiversidade colabora com os “serviços ambientais” e também as maneiras de sua atuação na melhoria da saúde da população.

Este ramo de atuação do OIA envolve o levantamento da biodiversidade de um local (espécies vegetais, animais, fungos, bactérias, ...), quais as possíveis utilizações desta biodiversidade, usos como óleos essenciais, potenciais farmacológicos, estoque de carbono, entre outras possíveis interações entre a biodiversidade e a humanidade.

ESPORTE

Além de seus objetivos principais, o OIA, visando ampliar sua atuação, vem montando um time de colaboradores com foco na elaboração de projetos sócio-desportivos, em parceria com o QG das Capivaras.

Com grande enfoque social, o projeto do QG das Capivaras busca o atendimento à população de baixa renda, através da manutenção gratuita de bicicletas, bem como a inserção de jovens em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho, oferecendo o know-how relacionado a manutenção de bicicletas, a qual é utilizada por muitos como ferramenta ou meio de transporte para o trabalho, tornando-se indispensável para o dia-a-dia dos beneficiados pelo projeto.

O projeto do QG das Capivaras incentiva e promove o recolhimento e a recomposição de peças, quadros, câmaras, rodas de bicicletas, dentre outros, reduzindo a geração de resíduos que geralmente acabam na cidade ou em lixões. Além disso buscamos através da Lei de Incentivo ao esporte junto com patrocínios ampliar e desenvolver o tema.

EVENTOS SUSTENTÁVEIS

Hoje em dia a preocupação com o meio ambiente faz parte da rotina de diversas empresas e isso também inclui a produção de eventos. Além de transparecer os valores e princípios da organização, o evento sustentável promove a economia ao utilizar os recursos de forma mais inteligente.

Para o desenvolvimento de um evento ecologicamente correto é preciso que esse conceito esteja presente desde o início, ainda na fase de planejamento.
Desse modo, é necessário definir os recursos e ações para reduzir o impacto ambiental e deixar as pessoas envolvida e comprometida com o tema.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO 

Com a atuação do OIA na construção de biossistemas, a organização teve a possibilidade de implantar um biodigestor da Fazenda Vassoural em Itu, São Paulo.

A partir desse momento uma conexão entre as Fazendas de Itu e o OIA surgiu. A Fazenda Vassoural e a Fazenda Paraizo gostariam de desenvolver um projeto para a restauração das fazendas de Itu bem como implantar um projeto de desenvolvimento do turismo na região.

Com esses objetivos o OIA fez uma parceria com o Estudio Sarasá de Conservação e Restauro para o regaste das histórias paulistanas da região de Itu, para a preservação das fazendas e outros bens do patrimônio cultural e também desenvolver um projeto de turismo regional.

Em dezembro de 2019 iniciou-se o levantamento das fazendas e demais potenciais da região para a elaboração de projetos para captação de recursos via de leis de incentivo a cultura, patrimônio cultural, turismo entre outros e patrocínio de empresas interessadas.

CULTURA 

Na linha da Cultura, o OIA fez uma parceria com o CP&A (Consórcio de Produtores e Artistas) para propiciar missões culturais de estudantes para o Parque Nacional da Serra da Capivara localizado em São Raimundo Nonato, Piauí.

O projeto envolve a difusão da cultura pré-histórica no Brasil e a respectiva cultura ambiental nacional. O Parque Nacional da Serra da Capivara possui o maior conjunto de pinturas rupestres do Brasil. Conhecer as antigas civilizações que habitaram o país, sua cultura e costumes traz para os participantes das missões novos conhecimentos e desafios para o seu dia a dia.

Além disso o projeto envolve o Museu do Homem Americano, importante ícone da museologia nacional que tem em seu acervo inúmeros objetos importantes ao desenvolvimento dos participantes das missões. As missões são especialmente pensadas para alunos do ensino médio, mas podem ser adaptadas para todos os públicos.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Com o desenvolvimento dos projetos especialmente em áreas rurais e áreas de habitação de interesse social o OIA se deparou com a realidade da não existência de títulos de propriedade dessa população.

A partir dessa necessidade o OIA passou a construir uma equipe de parceiros especialistas em realizar projetos de regularização fundiária e reurbanização em qualquer área. A regularização fundiária é um dos principais desafios do Brasil, em outras palavras regularização fundiária significa fazer a descrição de cada imóvel que existe no país e atribuir ao mesmo o seu dono.

Este processo é extremamente complexo e envolve diversos profissionais como engenheiros agrimensores, topógrafos, arquitetos, advogados e uma relação com inúmeros órgãos como cartório de registro de imóveis, INCRA, entre outros.