Linha do tempo
1993
Criação do OIA
1994-Sertão do Carangola (RJ)
Implantação de Biodigestor que além de coletar resíduos de 200 famílias, produz biogás para a creche local, biossólido para comunidade e a reciclagem de nutrientes se completa com criatório de aves, peixes e plantas aquáticas.
1995
Acordo com Cheengdu Energy – Enviroment International Corporation – CEEIC, com sede em Sichuan, China. Diretor Geral: Sr. Zhang Mi. Hanbumger Umvelt Institut – HUI, com sede em Hamburgo, Alemanha. Diretor: Douglas Mulhall
1996
Convenio de cooperação técnica e transferência de tecnologia entre CAEMPE – Companhia de água e Esgotos do município de Petrópolis, Prefeitura Municipal de Petrópolis e OIA O Instituto Ambiental.
1998
Cooperaçao social, pedagógica, produtiva e organizacional em projetos ambientais e de eco-agricultura com a Sociedade Giussepe Neva Volonterio, sede em Petrópolis. Diretor: Valdemar Boff
2002 - PRÊMIO TECNOLOGIA SOCIAL B.B.
Neste ano, ganhamos o prêmio de Tecnologia Social do Banco do Brasil pelo trabalho realizado em Sertão do Carangola.
Set-2003 - Manga Larga (RJ)
Projeto Multi-residencial realizado em Itaipava RJ. Os biodigestores foram executados pelos próprios proprietários interessados nesta forma de fazer saneamento. Usuários utilizam o biogás como fonte de calor para cozinhar e o efluente para fertirrigar os jardins.
Out-2003 - Conceição do Suruí (RJ)
Primeira Escola Agrícola do Estado do RJ a implantar um biossistema integrado. Tornou-se pólo de ensino agroecológico, com sistema de energia solar limpo, que reduziu os custos com eletricidade em 80%.
Nov-2003 - Magé (RJ)
“Plano de Manejo e Zoneamento das Reservas El Nagual e Querência” para o município de Magé – RJ tendo o OIA como instituição proponente e recursos do BID/IBAMA.ut-2003 - Conceição do Suruí (RJ).
Ago-2005 - Caxixe (RJ)
Projeto com dois biodigestores, um biofiltro, uma zona de raízes, um tanque de algas, uma lagoa de peixes e nove tanques de macrófitas, além de áreas de jardim, cultivo de frutas e uma área de cultivo de bambu. O biogás é fornecido para a creche da comunidade.
Jul-2006-Jarabacoa (República Dominicana)
Consultoria na implantação do programa de saneamento ambiental na República Dominicana resultando na construção de biodigestores para águas mel de café, tornando o sistema de produção sustentável e o café de melhor qualidade.
Ago-2007-Bituruna (PR)
Biossistema Integrado está implantado junto a EFA – Escola Família Agrícola de Bituruna. Biodigestor serviu de piloto para o projeto de capacitação para implantação de biodigestores na região.
Ago-2007-Santo André (BA)
Com a intenção de ter um projeto piloto de biossistema integrado na região, a escola municipal foi escolhida para implantação do primeiro projeto. Construído por trabalhadores locais que ao mesmo tempo foram treinados pela equipe do OIA para futuras replicações na comunidade ou na região.
Set-2007-Matagalpa – Jinotega – Manágua (Nicarágua)
Projeto realizado na Nicarágua a partir do interesse em produzir café de sombra de forma sustentável. Implantou-se biodigestores na escola, alojamentos agropecuários, saneamento dos dejetos animais das propriedades e tratamento das águas mel de café, oriundas do processamento de despolpado de café.
Mar-2009
Porto Príncipe (Haiti)
Trabalho de integração sócio ambiental com resultados surpreendentes de redução dos índices de violência no bairro do Belair, situado bem no centro de Porto Príncipe.
Set-2007-Matagalpa – Jinotega – Manágua (Nicarágua)
A capacitação de uma semana, definindo conceitos de saneamento ambiental de forma anaeróbica com produção de biogás e aeróbica com reciclagem de nutrientes e visitas a projetos em execução nas comunidades e agroindustriais.
Ibiuna – Verava
Ibiuna – Spa Ventura
Projeto de horta urbana
Set-2009
A capacitação de uma semana, definindo conceitos de saneamento ambiental de forma anaeróbica com produção de biogás e aeróbica com reciclagem de nutrientes e visitas a projetos em execução nas comunidades e agroindustriais.
Ibiuna – Verava
Ibiuna – Spa Ventura
Projeto de horta urbana